Pular para o conteúdo principal

Destaques

Alan Wake 2: Entre Sombras Profundas - Parte 3 da Jornada do Escritor

Limbo *-*

Embora os puzzles sejam o aspecto principal do gameplay, queria mesmo era comentar a história e dizer como eu interpretei o jogo. Lembrando obviamente que o fato de terem deixado tudo em aberto foi justamente para que diferentes pessoas chegassem a diferentes conclusões, por isso quem quiser compartilhar a sua visão é mais do que bem vindo.

Como disse antes, as informações oficiais a respeito da história são mínimas. A primeira é o nome do jogo, que pode trazer inúmeros detalhes interessantes para interpretação da história. A teoria do limbo é típica da Igreja Católica e foi aperfeiçoada por São Tomás de Aquino, buscando resolver um problema teológico das crianças que morriam sem ter sido batizadas, e que para a teoria no momento vigente, eram encaminhadas ao inferno. O limbo seria então o lugar onde iriam as almas inocentes (entre outras as crianças, e por isso chamado de limbo infantil), sem sofrerem nenhum tipo de pena, mas também sem se encontrarem com Deus.


Apenas a título de curiosidade, felizmente esta doutrina tradicional foi revista a partir de 2005, quando o atual Papa Bento XVI (Joseph Alois Ratzinger) determinou a revisão de alguns conceitos, sendo que agora entende-se que almas que não cometeram graves pecados também vão para o céu.

A segunda informação dada pelos produtores consiste em uma frase, disponível na descrição do jogo no marketplace (posso estar enganado, mas se não me engano não há menção à ela ingame). A introdução da história se resumiria em Incerto quanto o destino de sua irmã, um menino entra no Limbo. Considerando que o jogo apresenta como personagens crianças e tem a morte como um dos principais conceitos do jogo, realmente parece haver uma ligação entre tudo isto.

A partir de agora tudo é interpretação minha da história, sem qualquer pretensão de ser a verdade única, até porquê certos eventos e detalhes criam muitas outras dúvidas. Como eu já citei anteriormente, eu acho que o fato do jogo não ter transições tem algum significado. Ao meu ver o objetivo é passar uma sensação de progresso, de continuidade, como se fosse a vida do personagem mesmo. Nesse ponto embora o garoto também esteja no Limbo, não acho que ele esteja morto, ao contrário de sua irmã que para mim já tinha morrido e por isso criou no seu irmão a necessidade de seguir toda a sua vida à procura dela. Acho que isso faz sentido se considerarmos que teoricamente o jogo embora nos mate, não nos deixa morrer.

Considerando que o jogo representaria a vida do personagem de certa forma, acho no entanto que ele morre após o último puzzle, um pouco antes de encontrar sua irmã, isto porque na cena o vemos atravesando uma espécie de espelho , vidro , véu, caindo e aparentemente morrendo, se levantando logo após, e ai sim a encontrando, afinal agora sim ele morreu. Algo que contribui para esta teoria é o fato de antes ele chega a vê-la, porém ela rapidamente desaparece sem deixar qualquer vestígio.

Outro detalhe interessante é que cena final do jogo, na qual o menino encontra a irmã, é exatamente a mesma cena do menu do jogo, exceto apenas a escada que no menu está destruída e no final está intacta. Talvez a cena do menu se passe tempos depois do fim do jogo. A própria escada pode ter diferentes interpretações, como, por exemplo, após se encontrarem conseguiram subir ao céu.

E então, o que vocês acham? Lembrando que esse jogo é fodastico

Comentários

Postagens mais visitadas